TH

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dicas de Sexta: Aprenda a fazer um maxi-colar!


Meninas, aproveitei o feriado para antecipar a postagem de "dicas de sexta" e postar o passo-a-passo de um maxi-colar.
Os maxi-colares estão super na moda. E devido a diversidade de materiais encontrados nos maxi-colares há a possibilidade de criar inúmeras combinação.

Segundo a especialista em moda Bia Kawasaki, os maxi-colares compostos por pedras mais delicadas e com brilho são indicadas para roupas sociais. Já que o acessório fica bem com qualquer tipo de decote, com exceção dos fechados demais. Como acrescenta informação ao look, o ideal é usá-lo com roupas lisas, sem muitos detalhes.


O maxi-colar chama a atenção para os ombros e seios. Por isso, mulheres que têm essas regiões muito grandes devem evitá-lo. Já as de quadril largo podem abusar da peça para equilibrar a silhueta.

Essa DIY foi produzida por Fernanda Schoma (tem outro passo-a-passo de um maxi-colar de festa aqui: http://horadediva.blogspot.com.br/2011/12/aprenda-fazer-maxi-colar-de-festa.html que também mostra mais detalhes de como fazer) que observou fotos do acessório em revistas e na internet, comprou os materiais e colocou a mão na massa a fim de ensinar aos leitores de seu blog como fazer.

Olha que lindo o maxi colar que ela ensina a fazer:


Ficou interessada? Então, confira o passo-a-passo:

Material
  • Chatons (pedras coloridas) nas cores desejadas
  • 30 x 30 cm de napa 
  • Cola para lantejoula ou araldite 
  • 1 m de fita de cetim


1. Marque o formato do colar com algo redondo e corte.

Para dar o formato de encaixe do pescoço use a gola de uma camiseta ou blusinha (que fique bem certa no pescoço) coloque sobre a napa e desenhe seu formato com giz de costura ou caneta. Corte em seguida. 

Dica: Ao invés da gola de uma camiseta, você pode usar uma tampa plástica para dar o formato redondo ao colar.

Dica: se usar napa, cole as pedras na parte fosca do tecido, deixe a parte mais lisa virada para baixo.

2. Coloque os chatons (pedras) sobre o tecido. Comece por cima.

Dica: Distribua as pedras que você comprou e veja de que forma elas tornam o colar mais harmônico. E vá testando maneiras diferentes antes de colá-las. 





3. Complete o desenho e depois cole cada chaton. Deixe secar.

Dica: Muito cuidado na hora da escolha da cola, pois a maioria danifica as pedrinhas, não use super bonder nem cola universal para artesanatos. As que deram melhor resultado foram: cola para biju, mas essa demora uns mil anos para secar ( exagerada..hehe), cola de lantejoulas ( mas se as pedras forem grandes podem soltar com o tempo por causa do peso. Mas fixação boa mesmo é com araldite. As pedras com furinhos podem ser costuradas.

Dica: Comece pelo centro do colar para que não fique torto, cole a primeira pedra, em seguida uma do lado direti o e outra do lado esquerdo. E assim por diante, isso garante a simetria da peça, principalmente se você intercalar pedras diferentes.


4. Recorte o tecido seguindo o contorno das pedras.

Dica: Coladas todas as pedras recorte o colar respeitando o desenho das pedras, desse jeito o acabamento fica mais bonito.



5. Passe cola atrás das pontas do colar e prenda as fitas de cetim.

Dica: Esse colar é amarrado com fita de cetim, que é legal pois permite uma fácil regulagem do tamanho. Cole as pontas da fita na parte de trás do colar (com cola de lantejoula ou de tecido). Para o acabamento corte mais um pedaço do tecido e cole sobre a fita. Fica quase imperceptível. 

Dica: Aplique cola nas duas extremidades do colar para a fixação da fita. Posicione a fita, se ela for maior dobre-a de forma que ela se ajuste a largura da extremidade do colar. Usei 1 metro de fita ( 50 cm para cada extremidade do colar). Para o acabamento cole um pedaço do mesmo tecido cobrindo a fita. Depois que a cola secar, recorte respeitando as bordas. 


6. Deixe seu colar secar por um dia para que as pedras fixem bem! Depois que a cola secar, recorte respeitando as bordas.

Achei muito fácil e muito lindo, a partir desse modelo você poderá diversificar e criar o seu como quiser, utilizando várias cores e vários materiais diferentes.
Gostou? Eu amei!

2 comentários:

  1. boa dica Cléo!!!eu tava mesmo querendo fazer um desses pq maxi colar é lindo !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, que bom que gostou! Eu achei lindo e tão fácil de fazer que não pensei duas vezes! Melhor que dá pra criar um modelo só pra gente!
    beijos, obrigada por comentar!

    Cleo

    ResponderExcluir

Comente na peça de seu interesse deixando seu mail ou para compras: grandesmulheresbazar@gmail.com

IP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bye! Bye!

Bye! Bye!
Muito obrigada pela visita e volte sempre!

"Justo quando a lagarta achou que o mundo estava acabando...ela virou borboleta!"

"Justo quando a lagarta achou que o mundo estava acabando...ela virou borboleta!"
NÃO DESANIME, TUDO É UM RECOMEÇO!